TENDINITE

O QUE É? POR QUE ACONTECE? COMO TRATAR?

Introdução:

O ser humano vem evoluindo ao longo de milhares de anos, biologicamente, socialmente e tecnicológicamente. Esse processo evolutivo é comum a todas as espécies, que vão modificando-se para adaptarem-se ao ambiente, que por sua vez, também sofre modificações. O homem, devido à sua “inteligência”, passou a interferir também nesta evolução, através da ciência e tecnologia. O que proporcionou avanços importantíssimos, principalmente no tocante ao tratamento e cura de doenças. Este avanço tecnológico, proporcionou, também, facilidades e comodidades a ele, que ironicamente tem proporcionado alguns males e o surgimento de doenças.

            O assunto em questão irá tratar de uma destas doenças modernas, que é a tendinite. Tendinite é o termo utilizado para classificar a inflamação dos tendões do corpo humano, se caracteriza por dor e inchaço de uma articulação. Porém a Tellus Saúde e Bem Estar afirma que  tendinite é mais do que só dor e inchaço da articulação e se dá através de rompimentos de fibras do tendão, que se aderem ao osso, esse rompimento cria uma inflamação, um edema, inchaço e outros (quando a pessoa começa a sentir dor, as fibras já estão rompendo, mas a tendinite já está instalada a mais tempo). Mas esses fenômenos possuem uma causa.

Causas da Tendinite

                As causas mais apresentadas são movimentos repetitivos L.E.R ou D.O.R.T., doenças auto imunes, exercícios e esforço em excesso, obesidade e envelhecimento. Em alguns casos a tendinite pode ser causada por algum motivo citado acima, mas também é preciso ter consciência de que o corpo humano é uma máquina perfeita, que o corpo humano foi projetado para estar em constante movimento e realizar esforços físicos, assim, a ciência  diz que fazer muitas vezes o mesmo movimento e esforço físico, resulta em depleção metabólica, catabolismo e fadiga muscular (gasta energia e cansa ), problemas que são sanados, repondo nutrientes e descansando. Sendo assim, parece  lógico ter tendinite por repetir várias vezes o mesmo movimento?

                 Outra causa citada na medicina, é a obesidade. Imaginemos então que se isso é causador de tendinite, todas as pessoas que se encontrassem em estado de obesidade, possuiriam  tendinite, mas isso não é verdade.

O que realmente causa Tendinite

                A tendinite é causada, até que provem o contrário, pela irritação da raiz nervosa, que inerva o músculo referente. Essa raiz irritada manda sinal par SNC, que involuntáriamente manda sinal para o músculo contrair. Como as articulações são movimentadas por um conjunto de músculos, quando irritada a raiz atua apenas no músculo correspondente, não realiza o movimento, mas o músculo esta em trabalho, esta tenso, mantendo uma tração constante entre o tendão e o osso . Neste instante a tendinite já está instalada, mas a pessoa ainda não sente dor, a menos que faça algum movimento específico. Quando começa a ter dor, por toque, por fazer movimento, é o instante em que essa tendinite esta em estado avançado, onde começaram a romper as fibras do tendão, ai  tem-se dor, inchaço, vermelhidão perda de movimento , perda de força e etc. Essa tendinite pode vir a causar uma avulsão ou calcificação do tendão. Avulsão é quando o tendão desprende do osso. A calcificação, processo onde o tendão calcifica, ficando semelhante a um osso, perdendo sua flexibilidade, causando muita dor e limitações.

Causa do trabalho involuntário do músculo

                O trabalho involuntário do músculo é causado por um comprometimento da coluna vertebral , consequência de uma má postura, projetando o disco e fazendo com que este pressione a raiz nervosa do músculo, irritando-a e produzindo trabalho do músculo, como explicado antes. Mas poderá haver o questionamento: não é o movimento repetitivo que causa a tendinite? Não, é a irritação da raiz do músculo.  Exemplo: uma pessoa passa o dia digitando ou na frente de um computador, esta de cabeça baixa (queixo próximo ao peito). Em casa esta pessoa deita no sofá, dorme com dois travesseiros, celular…). Este comportamento altera o eixo da coluna cervical e poderá causar tendinites e demais problemas nos membros superiores.

Tratamentos para Tendinite

                Os tratamentos mais encontrados são medicamentosos, fisioterapias, exercícios físicos e ginástica holística. Os tratamentos citados ajudam no abrandamento da dor, mas não agem na causa. Com relação a estes tratamentos, a medicina utiliza infiltrações, o que é bastante controverso. Pegamos como exemplo o ombro, para ilustrar o raciocínio, é feito infiltração no mesmo, para diminuir o retirar a dor, o medicamento utilizado degrada o colágeno, o tendão  relaxa, pois ele acaba aumentando um pouquinho o tamanho, o relaxamento diminui temporariamente a tensão/tração entre o osso e o tendão, diminuindo ou sessando a dor. Porém esse procedimento não pode ser feito mais que 2 ou 3 vezes, pois degrada tanto o colágeno que pode desprender o tendão do osso. Já a fisioterapia, se continuar olhando só para o problema, ou para o ponto da dor, acaba tornando-se um bloqueador de dor. Assim a pessoa faz x sessões, depois mais x, mais x sucessivamente.

Como tratar a Tendinite

                Para tratar a tendinite, é preciso corrigir desalinhamento da coluna que corresponde ao membro que apresenta inflamação, através de técnicas para isso, também utiliza-se   técnicas para tirar a dor. Para evitar reincidência ou mesmo ter tendinite, é preciso cuidar da postura, em alguns casos, devido ao tempo em má postura, os discos podem estar danificados, neste caso poderá ser utilizado órteses, para reeducação postural, manter postura, para curar ou evitar tendinite.

Fabiano da Rosa

Terapeuta Corporal

SMS/VS/CXS/RS – 59604

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *