OSTEOFITOSE (BICO DE PAPAGAIO)

POR QUE ACONTECE? SERÁ QUE ELE DÓI? O QUE É MITO E O QUE É VERDADE? O QUE FAZER?

O bico de papagaio, como é conhecido popularmente, é o fenômeno de formação óssea no tecido aderente ao osso. A este fenômeno a medicina nomeia de “osteófitos”, que é conhecido como “bico de papagaio”, quando a formação de osso se dá no ligamentos longitudinal aderente às vértebras. Tem esse nome popular, por assemelhar-se ao bico da ave, quando visualizado na radiografia.

Por que acontece o Bico de Papagaio?

            Ele acontece devido a um comprometimento da coluna vertebral. Aqui irei explicar, exemplificado a coluna lombar, mas o processo é o mesmo nas outras regiões da coluna vertebral. O que provoca o crescimento ósseo, chamado popularmente de B.P. é a má postura.  Normalmente acontece por causa do disco desidratado, ás vezes danificado (pode ser por diversos motivos). Assim, quando o disco baixa, as facetas das vértebras encostam-se e provoca dor (lombalgia), pois entre elas existe um sensor de dor. Para livrar-se da dor, a pessoa inclina-se para frente, ao inclinar-se, as vértebras fecham na frente, fazendo com que o disco intervertebral expanda-se para trás e/ou laterais, pressionando o LLA. Essa pressão sofrida pelo LLA, provoca a calcificação daquela região que esta sofrendo tal pressão, formando o bico de papagaio.

Bico de Papagaio dói?

            Existem várias explicações para o B.P., a medicina trata a dor do B.P. com medicamentos e indicam fisioterapias, isso auxilia no alívo da dor, há profissionais que avaliam pacientes e concluem diagnóstico como B.P. após verem imagens e  confirmarem por exame visual e palpação (alguns conseguem sentir o B.P.), isso não é possível. B.P. NÃO DÓI, isso é mito. B.P. não pode ser diagnosticado por exame morfológico, isso é mito.

     O B.P. é consequência de má postura, adotada para nos livrarmos da dor causada por outro problema.

O que fazer?

            Quando diagnosticado, através de radiografia, com B.P., é preciso tratar o que obriga o indivíduo a ficar em má postura e evitar continuar nesta, pois o crescimento ósseo pode chegar ao ponto de unir uma vértebra com outra, assim ficando definitivamente com o eixo natural da coluna alterado, causando mais problemas.

Como resolver o problema de crescimento do Bico de Papagaio?

            Agora que você sabe qual o motivo do surgimento do  B.P. que B.P. não dói, é preciso encontrar um profissional competente, que irá utilizar de conhecimentos e técnicas para eliminar a dor que causa o B.P. Estas técnicas vão de procedimentos para reidratação do disco intervertebral, ajuste da coluna vertebral, para devolver a curvatura natural do seu eixo, reeducação postural, exercícios físicos e até utilização de órteses.

Fabiano da Rosa

Terapeuta Corporal

SMS/VS/CXS/RS – 59604

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *