Neste post trago 2 dicas muito importantes, muito importantes mesmo. Você que é terapeuta corporal, massoterapeuta, se ainda não faz o que vou falar aqui, comece já, irá fazer grande diferença nos seus resultados. Você que não é terapeuta, deve prestar atenção, pois uma destas dicas pode salvar uma vida, inclusive a sua.
DICA Nº 1 – ÁGUA
A água, como sabemos, é fundamental para existir a vida como nós conhecemos, sem ela a vida acaba. A primeira dica, para você massoterapeuta, é para sempre oferecer água ao seu paciente ou cliente, como queira chamar (mínimo 200ml), um copo antes de iniciar o procedimento e outro imediatamente após encerrar. Como sabemos a massagem suja o sangue, pois a pressão exercida pelas manobras da massagem, otimizam as trocas com o liquido intracelular, desintoxicando (excretando os resíduos resultante das reações químicas das células) e nutrindo os tecidos.O sangue sujo necessita ser filtrado e o órgão responsável por isso é o rim. Porém, para que o rim faça isso, é preciso que o corpo esteja bem hidratado, pois ele retira a “excreta”, do sangue, retirando água deste. Porém se o sangue esta com uma quantidade mínima de água, o rim não fará o trabalho de retirada dos resíduos, pois a retirada da água para fazer a filtragem, pode acarretar em outros problemas, como a queda de PA, por exemplo.
OBSERVAÇÃO: ofereça água mesmo que o cliente diga que tomou e se ele não quiser, explique e se for necessário, não atenda.
DI A N° 2 – MENSURAR PRESSÃO ARTERIAL
A dica a seguir, gostaria de pedir sua atenção: Terapeuta corporal, sempre verificar P.A. do seu paciente, antes de deitar.Você que não é terapeuta, fique atento se um familiar, um amigo ou até mesmo você, por algum motivo não estiver sentindo-se bem, precisar de atendimento, seja onde for, seja quem estiver realizando o atendimento, exija a verificação da P.A., se ela estiver alta, não deite e não deixe deitar ninguém enquanto não baixarem P.A., mesmo que quem esteja realizando o atendimento seja um médico. Isso, porque ao deitarmos, imediatamente temos um aumento da P.A. em média 2 pontos, até o organismo regularizar, já passaram-se alguns segundos, tempo suficiente para um acidente vascular.
OBSERVAÇÃO: Existem vários tipos de aparelhos para medir P.A., então cuidado ao comprar, se prefere eletrônicos, pesquise antes, não olhe só o preço, um aparelho confiável, tem um custo mais elevado. Evite aparelhos que medem no punho, utilize os de braço. Mas se você preferir, no momento, investir um pouco menos, utilize o esfignomanômetro, mas crie o hábito de medir a P.A. do seu paciente. Vcê que não é terapeuta, fique atento. Considere como referência máxima 150 mmhg para pressão Sistólica, acima disso não deite e nem deixe deitar até que a P.A. tenha baixado.
Fabiano da Rosa
Terapeuta Corporal
SMS/VS/CXS/RS – 59604